quinta-feira, 20 de agosto de 2015

A Diocese

Diocese
     Em 10 de Maio de 1941 o Papa Pio XII, mediante a Bula “Apostolicum Munus”, cria a nova diocese com sede em Amargosa, sob a proteção de Nossa Senhora do Bom Conselho, Padroeira da cidade e da paróquia. Deve-se observar, porém, que grandioso feito só foi possível graças ao bom desempenho pastoral, do então arcebispo primaz, Dom Augusto Álvaro da Silva, que diante das necessidades pastorais propôs à Santa Sé a criação de uma nova diocese em território desmembrado da arquidiocese, envolvendo uma extensa área do litoral até o limite com o Estado de Minas Gerais, divisando com a Diocese de Araçuaí.
    No que diz respeito à extensão territorial, de acordo com a Bula “Apostolicum Munus” a diocese era composta por 24 municípios: “Amargosa, Conceição do Almeida, Aratuípe, Ubaíra, Brejões, Castro Alves, Itaquara, Itirussu, Jaguaquara, Jaguaripe, Jequiriçá, Laje, Maracás, Mutuípe, Santo Antônio de Jesus, Santa Inês, São Miguel, Santa Terezinha, Boa Nova, Conquista, Encruzilhada, Itambé, Jequié e Poções”. Alcançando, conforme o primeiro Relatório Quinquenal da Diocese de 1950, uma área de 70 mil Km² e uma população de, aproximadamente, 700 mil habitantes.

Atualmente, de acordo com o Censo do IBGE – 2000, a diocese tem uma extensão territorial de 13. 972 Km² com uma população de 552. 042 habitantes. A redução, tanto territorial quanto populacional, ocorre devido à criação das dioceses de Vitória da conquista, em 27 de Julho de 1957, e Jequié, em 07 de Novembro de 1978, ambas desmembradas do território original de Amargosa.
    Hoje a Diocese de Amargosa é composta por 27 municípios: Amargosa, Aratuípe, Cairu, Castro Alves, Conceição do Almeida, Dom Macedo Costa, Elísio Medrado, Iaçu, Itatim, Jaguaripe, Jequiriçá, Laje, Milagres, Muniz Ferreira, Mutuípe, Nazaré, Nilo Peçanha, Presidente Tancredo Neves, Rafael Jambeiro, Santa Terezinha, Santo Antônio de Jesus, São Felipe, São Miguel das Matas, Taperoá, Ubaíra, Valença e Varzedo. Com exceção dos municípios de Dom Macedo Costa, Elísio Medrado, Itatim, e Muniz Ferreira, os demais, todos são paróquias.

PLANO DIOCESANO DE PASTORAL

OBJETIVO GERAL DA AÇÃO EVANGELIZADORA
“Evangelizar, a partir de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária, profética e misericordiosa, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, rumo ao Reino definitivo”.
Objetivo geral da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015-2019)

URGÊNCIA DA AÇÃO EVANGELIZADORA
1.     Igreja em permanente estado de missão;
2.     Igreja: casa de iniciação à vida cristã;
3.     Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral;
4.     Igreja: comunidade de comunidade
5.     Igreja: a serviço da vida plena para todos.

METAS DA DIOCESE DE AMARGOSA
FORMAR DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS PARA:
1.     Santificar i Domingo;
2.     EXERCER Ministérios Leigos;
3.     Dinamizar as Equipes de Liturgia;
4.     Fortalecer os Conselhos;
5.     Implantar Cáritas Paroquias;
6.     Dízimo como fonte de sustentabilidade

AÇÕES COMUNS – REGIONAL NORDESTE III:
Missionariedade  + Ação Pastoral Articulada + Formação +Sustentabilidade = Serviço à Vida

DIMENSÕES GERAIS DA AÇÃO PASTORAL NA DIOCESE DE AMARGOSA/OBJETIVOS:

1.     DIMENSÃO COMUNITÁRIA – PARTICIPATIVA – DCP: “promover a vida comunitária da greja e sua unidade visível, para que seja sempre mais sacramento da unidade de todos os homens”. (Doc. 38 da CNBB);

2.     DIMENSÃO MISSIONÁRIA – DM: Continuar caminhado com Jesus na evangelização, levando Cristo aonde Ele ainda não chegou;

3.      DIMENSÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA – DBC: Promover formação cristã para os catequistas e catequisandos, em todos os níveis, a partir da Palavra de Deus, da historia e da Doutrina Católica, como forma de animação na fé , para atuarem como dicipulos missionários nos meios em que são chamados;

4.     DIMENSÃO LITÚRGICA – DL: Estimular e educar a comunidade cristã traduzir em gestos celebrativos o que a sua sensibilidade de fé interpreta como sinal dos tempos e Kairós, tornando-se uma concretização da historia da salvação.

5.     DIMENSÃO ECUMÊNICA – DE:  “Que todos sejam um...” (Jo 17.21)

6.     DIMENSÃO SÓCIO-TRASFORMADORA – DST: Promover a partir do Evangelho, de forma unida e organizada, ações que favoreçam a transformação da sociedade para que todos possam ter vida digna.

CONFIGURAÇÃO DAS FORANIAS E PARÓQUIAS

FORANIA SÃO MATEUS (I)