quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Bíblico – Catequética

Dimensão bíblico-Catequética

Esta dimensão acredita que é o Espírito quem faz crescer continuamente o Povo de Deus mediante o aprofundamento e a vivência permanente da fé, e nos ensina a ler os acontecimentos cotidianos à luz da Palavra e da vida de Jesus.

A Dimensão Catequética é vista aqui como processo de educação pessoal e comunitária, progressiva e contínua, orgânica e sistemática do cristão na fé, na esperança e na caridade. Este processo busca o amadurecimento do cristão em sua relação filial com o Pai, pelo Filho, no Espírito; em sua participação e comunhão, no exercício de seus dons e carismas, na comunidade eclesial, e em seu engajamento, pela força no Batismo e como membro da Igreja, na construção de um mundo justo e fraterno.

Esta dimensão leva em conta as demais cinco dimensões da ação pastoral da Igreja, pois não pode existir verdadeira catequese a não ser que ela seja comunitária, missionária, litúrgica, aberta ao ecumenismo e ao diálogo religioso e, também profético-transformadora.

Ela visa promover um processo de educação pessoal e comunitário, progressiva e contínua, orgânica e sistemática do cristão na fé, na Esperança e na caridade. Fundamentada na Constituição Dogmática Dei Verbum, ela quer educar os cristãos para que compreendam a catequese como iniciação cristã na comunidade eclesial, como processo que abraça a vida cristã desde a “idade da razão” como uma educação permanente para comunhão e participação.

(páginas, 35-36)