quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Comunitário - Participativa

Dimensão comunitário-participativa

A dimensão comunitário-Participativa tem a missão de promover a vida comunitária da Igreja e sua unidade visível, para que seja sempre mais sacramento da unidade de todos os homens.

Essa dimensão abrange de um lado a consciência da presença do Espírito vivificador, que distribui os dons e carismas para o bem de todo o corpo. Por outro lado, esta dimensão abrange também a vivência de uma crescente comunhão, pela qual a Igreja, acolhendo e incentivando as diversas vocações e carismas específicos, se organiza em estruturas sempre mais participativas para a construção da unidade orgânica, que é sinal da comunhão dos homens com Deus e dos homens entre si.

Essa dimensão tem como fonte inspiradora a constituição dogmática Lumen Gentium, que expressa uma grande mudança na Igreja. Revelando a dimensão íntima da Igreja, sendo ela convocada para a comunhão fraterna, para a formação de uma comunidade de irmãos e irmãs na fé, pela participação de todos, cada um com seus dons e carismas para o bem de todo corpo.

Essa dimensão revela, ainda, a íntima natureza da Igreja, a sua identidade básica. A Igreja é convocada para ser comunhão de todos e de cada um de seus membros no ministério da comunhão trinitária. Incorporados a Cristo, todos se tornam filhos de Deus, pelo Espirito Santo, e irmãos para viverem entre si uma profunda comunhão fraterna.
(páginas, 31-32)