terça-feira, 29 de setembro de 2015

Assembleia missionária do Regional Nordeste 3 destaca cooperação com a missão

Por Assessoria de Imprensa
28 / Set / 2015 17:30

“As Pontifícias Obras Missionárias (POM) como instrumento para incrementar a animação e a cooperação missionária”, foi tema central da Assembleia do Conselho Missionário Regional (Comire), Nordeste 3 da CNBB que compreende os estados da Bahia e Sergipe.
Realizado anualmente, o encontro reuniu nos dias 25 a 27, as forças missionárias do Regional, no Centro de Espiritualidade e Pastoral Santa Tereza, na diocese de Serrinha (BA). Participaram 73 pessoas representantes do Comire, Conselhos Missionários Diocesanos (Comidis), Conselhos Missionários de Seminaristas (Comises) e Pontifícias Obras Missionárias. Estiveram presentes também, o bispo referencial para a missão no Regional, dom Giovanne Crippa, bispo de Estância (SE) e dom Otorino, bispo da diocese de Serrinha. Destaca-se a presença de 24 dioceses das 25 que compõem o Regional
O diretor nacional das POM, padre Camilo Pauletti, assessorou os trabalhos da Assembleia que começou com a apresentação dos participantes e um momento de oração e abertura liderado por dom Giovanne e pelo coordenador do Comire, padre Antônio Niemiec.
Durante a formação, padre Camilo tratou de temas como a estrutura, organização e diretrizes das POM, fundamentação da missão e Campanha Missionária 2015.
“A missão precisa estar na cabeça, no coração e nos pés. Para isso, é fundamental o desprendimento e a solidariedade para olhar a missão não só ao nosso redor, mas num horizonte universal”, destacou padre Camilo em uma de suas colocações que incluíram testemunhos de sua vivência ad gentes em Moçambique, entre outras realidades.
Os participantes puderam também avaliar a animação, articulação e ação missionaria em suas realidades além de partilhar a espiritualidade nas celebrações das missas. Ainda na noite de sábado, organizados em grupos os participantes visitaram quatro comunidades próximas ao local da assembleia. Como experiência para reafirmar o sentido missionário de serviço foram realizadas celebrações missionárias junto a essas comunidades.
A assembleia terminou no domingo, 27, com o repasse dos trabalhos realizados, encaminhamentos e agradecimentos. Na ocasião, padre Antônio Niemiec foi reeleito coordenador do Comire para os próximos três anos. Na celebração de envio os participantes receberam das mãos do bispo referencial para a missão, dom Geovanne, a cruz renovando assim o compromisso com a animação e cooperação missionária.
Com informações do Comire Nordete 3.
fonte: