sábado, 30 de julho de 2016

SEGUNDO ENCONTRO DIOCESANO DA PASTORAL DO DÍZIMO

Local: Centro Comunitário São Benedito Paróquia São Benedito Santo Antônio de Jesus Bahia
Dia 29 e 30 de julho de 2016

Encontro presidido pelo Padre José Roberto

Oração conduzida pela equipe de diocesana “não podemos servir a Deus e ao dinheiro” formação com palestrante André Luiz Moreira dos Santos ­– da Comunidade de vida e Jesus Estrela Guia – ele faz parte da comissão no Regional Nordeste 3 tem 17 anos de experiência na Pastoral do dízimo.
 Começa sua palestra dizendo “Dízimo um ação de Misericórdia” com referência ao ano da misericórdia que nós estamos vivendo. Anuncia para nós o novo documento da CNBB de número 106, que trata da pastoral do dízimo e menciona e também o estudo do documento número 8 da CNBB. No tópico proposta para a nova pastoral André afirma que: “equipe do dízimo é uma coisa e Pastoral do dízimo é outra”, pois segundo ele a equipe cuida de captação de recursos enquanto a Pastoral cuida dos dizimistas, ou seja, “Pastoral cuida de gente”. Reflete ainda sobre a mudança de entendimento que a CNBB tem a respeito do dízimo. Dizendo que dízimo não é devolução, mas contribuição.
É afirmado pelo palestrante que “o Dízimo é de Deus não é para Deus nem para a Igreja, o dízimo é para o dizimista para a missão” ele falou isso para desmistificar o entendimento de muitos que pensam que o dízimo é para Deus quando é de Deus para o próprio dizimista.
André ainda afirma que o dízimo é um ato de fé, pois “dinheiro qualquer pessoa pode dá, dízimo só contribui quem tem Fé”. Haja vista que, somente quem tem fé e verdadeiro amor é capaz de fazer uma profunda experiência com o dízimo, porquanto para que o dízimo seja uma autêntica experiência de amor é necessário que doa, ou seja, se o dízimo não faz diferença naquilo que eu tenho, ou não há esforço para a contribuição então não é Dízimo, é uma ajuda. Conforme a expressão de André na contribuição de Caim e Abel – agradou mais a Deus – aquele que deu de suas Primícias, portanto dízimo não pode ser a última coisa que sobra, mas, dízimo tem que ser as premissas daquilo que possuímos.
 Qual é a finalidade do dízimo? O fim último do dízimo é a pessoa humana “dízimo é meio o fim é você" ainda diz o seguinte. Dessa forma em Serra o Primeiro momento.
No segundo momento André fala da necessidade da reorganização das equipes do dízimo. Segunda proposta de André a quantidade de participantes da Pastoral do dízimo deve ser 10% com relação ao número de dizimistas para melhor entendimento 1000 dizimista para 100 membros da pastoral do dízimo.
  A equipe diocesana do dízimo disponibiliza uma apostila com o título: DÍZIMO ORIENTAÇÕES E PROPOSTAS a qual em breve estaremos disponibilizando aqui no site para download.