sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Sexta-feira da 1° semana da Quaresma homilia diária com padre José Raimundo

Jutay Reboucas     02:35     No comments

3

Santo Agostinho
Sermão 82, 3. 5.
Mateus 5,20-26
Ninguém, portanto, diga: "Não pequei contra Deus, mas apenas contra o irmão, contra um ser humano: é um pecado leve, de fato, não é um pecado". Talvez, tu digas: "È um pecado leve" porque se cura logo.
Pecaste contra um irmão teu? Repara o erro e serás curado. Fizeste uma ação que provoca a morte da alma: mas encontraste logo remédio. Quem de nós poderá esperar o reino dos céus, meus irmãos, do momento em que o Evangelho diz: Aquele que disser ao irmão: Louco, será condenado ao fogo do inferno? É uma afirmação tremenda; mas vês o remédio no mesmo trecho do Evangelho: Se estás, portanto, para fazer a tua oferta diante do altar e te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa lá a tua oferta diante do altar.
Deus não se encoleriza porque tu tardas em por o teu dom sobre o altar. Deus procura a ti em vez do teu dom. Se, de fato, tu te apresentasses diante do teu Deus com um dom, mas conservando animosidade contra um teu irmão Deus poderia responder-te: "Tu estás perdido, o que me trouxeste? Tu ofereces o teu dom, mas não és um dom de Deus".
Cristo vai a procura de quem foi redimido com o seu sangue e não daquilo que tu encontraste no teu celeiro. Deixa lá a tua oferta diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; só então vem fazer a tua oferta. Eis como facilmente anulaste a culpa digna do fogo do inferno. Quando ainda não estavas em paz (reconciliado), estavas condenado ao inferno, mas uma vez em paz (reconciliado), oferecerás, em segurança, o teu dom ao altar.





Neste dia em que o Papa Francisco nos convoca a um jejum pela paz no mundo, particular pelo Sudão do Sul e a República do Congo, podemos rezar com o Prefácio da
II Oração Eucarística Sobre a Reconciliação:
"Nós vos agradecemos, Deus Pai todo-poderoso, e por causa de vossa ação no mundo vos louvamos pelo Senhor Jesus. No meio da humanidade, dividida em contínua discórdia, sabemos por experiência que sempre levais as pessoas a procurar a reconciliação. Vosso Espírito Santo move os corações, de modo que os inimigos voltem à amizade, os adversários se deem as mãos e os povos procurem reencontrar a paz". Assim seja.

0 comentários :

.

Deus abençoe!

Deus abençoe!
© 2015 Diocese de Amargosa - Bahia - Brasil. Deus é Fiel! .Todos os direitos reservados. Designer by @Showja.