sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

QUARTA-FEIRA DE CINZAS 2018

A cruz de cinzas na testa

Datas da Quarta-Feira de Cinzas
A Quarta-Feira de Cinzas está prevista para as seguintes datas:

quarta-feira 14 fevereiro 2018
quarta-feira 6 março 2019
quarta-feira 26 fevereiro 2020
A data é móvel e é celebrada 46 dias antes da Páscoa.

Quarta-Feira de Cinzas
A Quarta-Feira de Cinzas é um feriado facultativo até 14h, comemorado logo após a terça-feira de carnaval. É considerado um dia de jejum e abstinência e ainda um chamado à reflexão sobre a fragilidade e efemeridade da vida da vida humana.

A data é considerada também como um símbolo de penitência, pois no calendário cristão, essa data dá início à Quaresma, época de preparação para os milagres da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. A Quaresma se estende da Quarta-Feira de Cinzas até o domingo de Ramos e é marcado pelo convite ao recolhimento e à conversão dos devotos.
Atualmente, ao comparecer à igreja nessa Quarta-Feira, o devoto recebe do sacerdote uma cruz desenhada na testa. Essa cruz é feita com as cinzas obtidas na queima das palmas e folhas abençoadas no domingo de Ramos do ano precedente1. As cinzas são, portanto, o símbolo do pó, utilizada na expressão “Lembra-te de que és pós e para o pó voltarás” (Gen 3, 19). Esse ritual faz referência a uma antiga tradição oriental, na qual se joga cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento diante de Deus2.
Referências
Quarta-Feira de Cinzas. Disponível em http://www.catequisar.com.br/…/…/celebracoes/quaresma/12.htm, visto em 21/04/2015.