sexta-feira, 2 de março de 2018

Conversão ou perversão? A nós a decisão! - Homilia diária - padre Jose´Raimundo

Conversão ou perversão? A nós a decisão!

Escuta-compreensão-e-conversão, estão no centro da Liturgia da Palavra de hoje.
Nesta segunda semana da Quaresma o Pai nos convidou no Evangelho do Domingo à escuta do seu Filho. O Filho que é a Palavra feita carne. Nós escutamos a Palavra e Ela nos prescruta, examina o que há em nós e nos aponta a direção para onde caminhar, os rumos a tomar, as rotas a mudar.
Na Parábola dos vinhateiros, contada por Jesus no Evangelho de hoje (Mateus 21,33-43.45-46), vemos que os seus destinatários (chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo) escutaram, compreenderam, mas não se converterem, tomaram uma decisão diametralmente oposta àquela que intencionava Jesus.
Em vez da conversão houve a perversão do coração.
Compreender a Palavra não é tudo, se não passamos a caminhar por onde Deus nos indica. Se alguém se descobre na estrada da perversão, é sempre possível uma reversão da marcha!
"Ó Pai que nos pediste que escutássemos o teu Filho, dá-nos caminhar de tal modo, que possamos alcançar a salvação eterna". Amém
(Padre José Raimundo dos Santos)